Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Noite dos Amantes

Eis que chega San Giovanni!
O dia de San Giovanni è conhecido na italia como dia de Sao Joao, proprio como no Brasil. O dia em que jovens iam aos campos fazer oferendas aos Santos pedindo um amor, ou casais que trocavam promessas nessa noite.

No Solsticio de Verao europeu tinha-se a tradiçao de colher ervas no dia 23/06, e na noite do dia 24/06 queimavam uma fogueira e nela jogavam uma parte das ervas colhidas como um uma forma atrair boa sorte. Tambem quem pulava a fogueira atraia nao apenas boa sorte como tambem um consorte.
Dia tambem ligado a divinaçoes com uso das aguas. Uma tradiçao da parte Piemontese è nesse dia encher uma bacia de agua e nela olhar e tentar entender os sinais. (Uma coisa muito dificil, acredite!)

A quem diga que San Giovanni amaldiçoou Aradia e assim atè hoje ela è obrigada a voar pela italia em uma vassoura (befana?). Mas para a maioria è como o Santo dos enamorados.
E' uma tradiçao na italia tambem parabenizar todos que se chamam Giovanni, dar presentes e atè fazer comemoraçoes, como um aniversario.

Podemos perceber um misto de tradiçoes antigas pagas com crenças cristans. Uma epoca em que contadinos comemoravam o calor do sol e a lavoura que estava crescendo, foi modificada a um dia Santo.

Eu faço aqui uma proposta:
Perguntem ao teu oraculo (tarot, runas, etc) e perguntem a ele ' O que, nesse dia dedicado aos enamorados, devo aprender?'
Conte para nòs depois =)

Bom Solsticio de Verao para os do norte, e um otimo Solsticio de Inverno para os queridos do Sul!

2 comentários:

  1. Primeiro de tudo: inveja por aí ser verão! Pronto, falei!
    Depois... nossa, amiga estamos conectadas... estava pensando num texto bem assim para colocar nas postagens de ancestralidade... Festa Junina é muito festa de espirito do local, daqui do Brasil.
    Me animou... vou escrever!
    Baci, fiore!

    ResponderExcluir