Páginas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tradiçao Calendariale (POST EDITADO)

Como Strega eu AMO sabedorias e tradiçoes que seu nascimento se perde nas linhas do tempo.
Uma muito interessante que aprendi com a convivencia em Turrida (Fliuli/italia) é a de marcar no calendario o tempo que faz na manha dos 12 primeiros dias do ano, e cada dia serà conrrespondente a um mes do ano.
Por exemplo: se no dia 2 de janeiro amanhecer chuvoso significa que fevereiro (que é o mes dois do ano) sera chuvoso; se na manha do dia 8 fizer sol, entao agosto (mes 8) sera de sol, e assim vai. Normalmente eles marcam o tempo que faz logo no amanhecer. Caso mude -sol pela manha mas tarde nublado, por exemplo
- significa que tal mes sera meio ensolarado, meio

nuboloso.
 Segundo os camponeses isso deve ser feito de inverno, pois é quando o tempo esta mais estavel.
Seguindo esse conceito, considerando que o solsticio de inverno na Italia è dia 21 de dezembro e o nosso 21 de junho, o correto é nòs do hemisferio sul fazer esses calendario levando em consideraçao o tempo dos 12 primeiros de julho.

Eu havia esquecido pois fiz isso a 3 anos atraz, lembro-me que foi na época em que estava mudando minhas festas para datas do hemisfério sul, e que deu certo.
E interessante essas sabedorias dos antigos, e usa-las no dia-a-dia nos conecta mais com nossa tradiçao, com aquilo que somos ou desejamos ser.
Deixo claro aqui que muitas vezes essas praticas nao funcionam 100%, mas o importante (ao menos para mim) é a magia que essas praticas trazem, e que vivem até hoje na casa de muitas familias.
Que tal experimentar essa pratica e ver o que acontece? ^^
Benedicione di Turanna!



3 comentários:

  1. Uia... uma parte do meu ano vai acontecer na Disney =) hihihihi Vou pensar um pouco sobre isso...

    ResponderExcluir
  2. Mas vc viu nè...para nòs seria so em junho =(. Parece que segundo eles no inverno o tempo è mais inconstante, e pois isso è bom. No verao tende a fazer sempre sol, e primavera sempre chuva. Realmente isso faz sentido...

    ResponderExcluir