Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Evivva la Befana!

Como todos os anos, eis que chega a vecchina novamente. Vestida a trapos, com sapatos velhos, chapeuzinho na cabeça, um chalé e um saco cheio nas costas, La Befana esta pronta para voar em sua vassoura nos ultimos dias de festa. E' na Epifania (se significa manisfestaçao) que realmente acaba a agitaçao das festas de final de ano.
Segundo a tradiçao popular Italiano, a Befana aparece na noite do dia 5 para 6 de janeiro trazendo Caramele (doces) para as crianças que foram boas e Carbone (carvao) para as que foram màs e desobedientes.
A origem dessa figura se perde nas noites do tempo, desendendo de uma tradiçao magica e pré-critian e na cultura popular se mistura com elementos folcloridos e critiaos.

Uma hipotese de origem provavelmente esta relacionado com as tradições agrícolas pagãs que marcava essa data como o começo de um novo ano. O aspecto da velha entao esta relacionado com a representaçao do ano velho; uma vez concluido deve ser queimado para um todo novo se inicie. E' proprio na Epifania que todos fazem um balanço sobre o ano que se concluiu e começam a seminar projetos para o novo ano que se começa.
De acordo com uma versão "cristianizada", os Reis Magos, nao encontrando o caminho a Belém para levar presentes ao menino Jesus, pediu ajuda a uma idosa que se refiuta de ajuda-los. Arrependida pelo que fez ela sai de casa em casa entregando doces as crianças na esperança que um deles fosse o menino Jesus.
Entre os camponeses de Friuli é costume fazer uma fogueira com um boneco no topo no dia 6 e nela queimar calendarios do ano passado e papeis com pedidos escritos. Cantos e rezas sao feitas para que esse novo ano agricola seja abundante, grande parte delas cristãs.
Também é comum mulheres de toda a italia se parabenizarem uma as outras nesse dia, uma brincadeirinha de entre amigas.

No hemisfério sul essa festa cairia no dia 6 de julho, onde temos uma comemoraçao 'parecida' que seria as fogueiras de Sao Joao,

Espero que tenham gostado..
E AUGURI a todas as mulheres, afinal todas sao um pouco Befana =)

Benedizione della Befana!

PS: Imagem das fogueiras de Turrida - Friuli/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário